No dia 23 de junho de 2026, a advogada Fiama Souza participou do III Congresso Nacional Mulheres do Extrajudicial – Edição Minas Gerais, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), por meio de suas Comissões de Direito Imobiliário e de Direito Notarial e Registral.
Durante o evento, realizado em Belo Horizonte, a Dra. Fiama atuou como mediadora do painel “Ata Notarial como Meio de Prova”, que reuniu profissionais de destaque no cenário jurídico nacional para debater a relevância desse instrumento na produção e preservação da prova.
O painel contou com a participação de Eduardo Calais, Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Ana Paula Frontini, Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, e Danielle Azevedo, Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da 22ª Subseção da OAB/MG.
A discussão abordou a evolução da ata notarial após a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, especialmente em razão do artigo 384, que passou a prever expressamente sua utilização como meio de prova.
Na prática, a ata notarial permite que fatos, situações e circunstâncias sejam documentados por tabelião, com a fé pública inerente à atividade notarial, contribuindo para a preservação da prova, a prevenção de conflitos e o fortalecimento da segurança jurídica.
A participação em eventos técnicos e institucionais de abrangência estadual e nacional integra o compromisso do FS Advocacia com a atualização permanente, a excelência profissional e a busca por soluções cada vez mais seguras para questões patrimoniais e imobiliárias.
Foto: Painel “Ata Notarial como Meio de Prova” – III Congresso Nacional Mulheres do Extrajudicial – Edição Minas Gerais.


